MULTIMÍDIA/CONTEÚDO PEDAGÓGICO


Filmes sobre os tópicos abordados nas páginas desse blog


Os filmes são, reconhecidamente um recurso pedagógico importante, tendo sua popularidade com os alunos como carro chefe de possíveis abordagens, mais próximas das experiências e realidades dos mesmos. Sobre os temas abordados neste blog, existe uma longa filmografia a ser explorada, tendo os filmes de ficção produzido diversos retratos ao longo dos anos, a respeito da própria visão dos EUA sobre as populações nativas. Algo que pode ser certamente explorado em sala de aula e que trataremos mais abaixo:


Spirit: O Corcel Indomável (2002, Animação, Cor. Dir.  Kelly Asbury, Lorna Cook)




Animação sobre a amizade entre um nativo e um cavalo indomável apaixonado por uma égua. Ambientada no Velho Oeste americano, mostra o impacto do processo civilizatório na vida dos três e também na amizade que construíram.
Além do já citado tema da expansão para o oeste, ainda é possível citar a relação de alguns povos com a terra, como é o caso dos Apaches, por exemplo. Várias cenas do filme, confirmam algumas narrativas nativas sobre o meio ambiente. Porém, é necessário precaução para não cair em lugares comuns, como o do "bom selvagem", e acabar desumanizando possíveis abordagens historiográficas sobre o período.

O Intrépido General Custer: (1941, Aventura/Drama, Preto e Branco. Dir: Raoul Walsh)


George Armstrong Custer (Errol Flynn) era apenas mais um dos membros da cavalaria quando chegou ao forte de West Point em 1857. À época, ele mal poderia suspeitar que morreria vinte anos depois em uma sangrenta e longa batalha e que acabaria se tornando um dos personagens mais importantes e célebres do conflito que ficou conhecido como a Guerra de Secessão dos Estados Unidos.
Riquíssima obra audiovisual, que pode ser explorada de várias maneiras. Uma delas, é como a demonização dos nativos, pode ser utilizado como política, como foi feito pelos EUA desde a "marcha para o oeste", até a década de 40/50 e 60.

Sangue Apache: (1962, Ação/Western, Cor, Dir: Arnold Laven)






















Em 1886, Gerônimo, o último líder dos Apaches, entrega suas armas ao governo norte-americano e se estabelece com seu povo na Reserva Indígena de San Carlos. Submetido a humilhações pelo exército dos ianques, foge com seu grupo e forma um novo batalhão de guerreiros apaches, a fim de resgatar a honra de homens livres e a história de um povo lutador.
Aqui, pode ser utilizada como recurso, a própria figura histórica de Gerônimo, e o que significou, para história dos estadunidenses e dos nativos, um exemplo de resistência marcante.

O Último Bravo: (1954, Aventura, Cor. Dir. Robert Aldrich)


O chefe apache Massai (Burt Lancaster) decide enfrentar e lutar sozinho contra o Exército para defender a honra e os direitos de sua tribo, se recusando a ser transportado para uma reserva indígena na Flórida.
Além do tópico supracitado (da resistência nativa), o conceito de Whitewashing, pode ser trabalhado (a escolha de Lancaster para o papel de Massai é algo interessante a ser desconstruído). Também pode ser demonstrada a forma de que os EUA utilizam-se da narrativa da bravura como parte da construção de sua identidade, mesmo que essa bravura, a princípio, seja contra as próprias medidas segregantes do país nos séculos XIX e XX.


Planos de aula

Inserimos abaixo, alguns modelos úteis para aulas no Ensino Médio sobre os temas propostos nesse blog. O primeiro, mais ortodoxo, de apresentação dos povos e o segundo, propor uma atividade de intervenção na Wikipédia, inclusive utilizando conteúdo do blog, tendo em vista a fragilidade dos artigos sobre os nativo-americanos em português. Abaixo, os modelos (Clique neles para baixar):

Plano de Aula 1

Plano de Aula 2


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